Hoje passei por uma situação inusitada.

Estou fazendo o curso do PythonBirds do meu professor Renzo Nucciteli (pythonpro.com.br), e deu alguns problemas pelo minha infraestrutura de estudos.

Vamos lá, hoje no meu ambiente de desenvolvimento no Kubuntu utilizo o pyenv para minhas versões do python que utilizo e, tenho 3 instaladas na minha máquina (python – 2.7.x e 3.5.2 que vieram no padrão sistema – python e python3, e instalei via pyenv a versão 3.6.4, que coloquei como padrão).
Porém para rodar o projeto do python birds é necessária a biblioteca tkinter para a interface gráfica do jogo, e ela não vem com a instalação do python.
O natural é ela ser instalada no Ubuntu com o comando sudo apt-get install python3-tk, porém, não estava funcionando para o meu caso já ela instalava-se na versão 3.5.2 e não na 3.6.4.
Isso me deu bastante trabalho por falta de encontrar algum lugar que me desse alguma dica como fazer, até em que encontrei um post que deu a dica e que funcionou.

Basicamente ele pede para instalar a biblioteca tk-dev, depois via pyenv desinstalar a versão 3.6 e instalar novamente e setar como a padrão.

sudo apt-get install tk-dev
pyenv uninstall 3.6.4
pyenv install 3.6.4
pyenv global 3.6.4

Aqui comigo funcionou.

Veja se funciona contigo.

 

Post: http://gangmax.me/blog/2017/04/13/fix-no-module-named-tkinter-issue/