Janeiro de 2018 para mim foi um mês bastante corrido e por isso foi pouco frequente no meu blog, na verdade tenho estudado muito e vejo que no futuro terei muito mais conteúdo para mostrar por aqui.

Com relação aos estudos, li o livro Python – Escreva seus primeiros programas do Felipe Cruz. O livro se divide em duas partes (Seus primeiros passos com Python e Mundo Python – Além dos recursos fundamentais), ao longo de praticamente 15 capítulos o Felipe descreve com bastante clareza recursos básicos da linguagem e nos últimos cinco capítulos introduz características mais avançadas sobre Python.

Na minha opinião, se você é iniciante em Python é bom livro para começar os estudos porque é de leitura fácil e os exemplos seguem passo a passo e vão tendo sua dificuldade aumentada conforme evolui o seu entendimento sobre a linguagem. Pode encontrar os scripts feitos por mim no meu github e todos os exemplos oficiais do Felipe aqui.

Seguindo a mesma pegado, aproveitei e fiz três cursos na Alura, plataforma de estudos, que foram os seguintes Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagemPython 3 parte 2: Avançando na linguagemPython 3: Introdução a Orientação a objetos.

A qualidade dos cursos é boa, porém, é inevitável a comparação ao livro já que ambos são produzidos pelo mesmo grupo e autores diferentes. Mas penso que ambos são complementares e ajudam no entendimento do mesmo assunto, os cursos são muito mais leves e trazem conceitos que as pessoas podem ter alguma dificuldade em entender ao ler o livro.

O instrutor dos cursos Nico Steppat é bastante didático e não se aprofunda muito no assunto porque não é do interesse do curso neste momento, a evolução é gradual, mas neste momento que o livro é importante, o livro é mais denso que o curso e lhe mostra além.

Fiz alguns scripts relacionados ao que aprendi no curso e não necessariamente sejam cópias fiéis a este, que também podem ser vistos no meu github.

Por hoje é só pessoal.