Ontem teve atualização do Ubuntu da versão 17.04 para 17.10 durante a atualização fui questionado sobre a instalação de melhor teclado, escolhi a região como Brasil, idioma Português-Brasil e Teclado Nativo.

Ao reiniciar o sistema tive uma ingrata surpresa que foi de não conseguir efetuar o login e sem saber o porque disso pensei que fosse um problema da atualização. Já pensei que teria que fazer uma nova instalação do SO.

Mas ao tentar resolver o problema, já que não conseguia fazer nada, comecei a buscar uma outra forma de acessar o sistema operacional. Achei um site falando para apagar um determinado arquivo, então entrei na terminal através das teclas CTRL + ALT + F6, só que ao acessar o terminal percebi que meu teclado estava totalmente desconfigurado e essa percepção me deu outra ideia de utilizar o teclado virtual do SO, pelo ícone de acessibilidade, para acessar o sistema.

Acessei o sistema e para minha surpresa o teclado estava normal, e agora José? O que eu vou fazer, porque toda vez que ia para tela de login o teclado ficava desconfigurado e quando logava o teclado estava correto.

Comecei a buscar alguma possibilidade de configurar meu teclado para que ele me atendesse sempre, foi então que eu encontrei no site Viva o Linux uma postagem explicando sobre o erro.

Vou deixar o link e o texto abaixo.

PROBLEMAS COM ACENTUAÇÃO, TECLADO DESCONFIGURADO UBUNTU

Olá pessoal,

Atualmente as últimas versões do Ubuntu, a partir da 14.0 mais precisamente, têm gerado um pouco de dor de cabeça para alguns usuários. Isso porque ao reiniciar a máquina, em algumas, ou melhor, várias vezes, o teclado inicia desconfigurado.

Bom, hoje postarei duas dicas simples e práticas para problemas com acentuação. A primeira é para você que ainda não tem muita habilidade para lidar com editores de texto no GNU/Linux; pois um simples comando poderá resolver seu problema. E a segunda dica será com editor de texto.

Vamos lá!

Primeira dica:

Vale a pena ter esse comando sempre por perto.

1. Abra seu terminal (Ctrl + Alt + t).

2. Execute o comando:

setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2

E pronto, simples assim!

Segunda dica:

Você precisará utilizar o editor de texto de usa preferência.

No Ubuntu, particularmente, prefiro o nano, ele é intuitivo e os comandos ficam disponíveis na tela para você. Já quando utilizo CentOS acho mais prático o Vim. Vale a pena aprender sobre ambos. Lembrando que você pode utilizar o editor de sua preferência.

1. Abra seu terminal (Ctrl + Alt + t).

2. Acesse como usuário root:

sudo su

3. Após digitar sua senha, utilize o editor, nesta dica como já mencionei vamos utilizar o nano:

nano /etc/default/keyboard

4. Altere as linhas do seu arquivo para:

XKBMODEL="pc105"
XKBLAYOUT="br"
XKBVARIANT="abnt2"
XKBOPTIONS=""

5. Salve o arquivo com: (Ctrl + o) e para sair: (Ctrl + x).

P.S.: mais simples do que você imaginava não é mesmo?!

Por hoje é isso aí pessoal.

Espero que estas dicas, embora simples, possam ajudá-los(as) no dia-a-dia.

Um abraço e até a próxima!

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Problemas-com-acentuacao-teclado-desconfigurado-Ubuntu